quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PROJETO APA COMPLETA TRÊS ANOS EM MATOZINHOS


PROJETO APA COMPLETA TRÊS ANOS EM MATOZINHOS

Reportagem: Pacheco de Souza
"Lampadas fluorescentes serão distribuídas de graça para a população"
“Lampadas fluorescentes serão distribuídas de graça para a população”
Na manhã dessa terça-feira, dia 3 de setembro, autoridades da cidade de Matozinhos e representantes do Projeto Oficinas de Poeira de Animação – OPA, estão reunidos no Palácio da Cultura da cidade participando do evento de encerramento das oficinas realizadas no projeto. Durante o evento haverá exibição de filmes e de exercícios realizados com os alunos.
Há três anos crianças e jovens de Mocambeiro e Matozinhos são surpreendidos por uma atividade bem diferente nas escolas. Com o Projeto Oficinas de Poeira de Animação, eles conhecem de perto os segredos do cinema de animação, uma forma de arte mágica que encanta muitos espectadores em todo o mundo.
O PROJETO
Oficinas Poeira de Animação – OPA é um projeto que oferece aos alunos uma visão geral sobre este fantástico universo em que é possível dar vida a personagens, desenhos e objetos estáticos. Alunos de todas as idades aprendem as técnicas e recursos necessários para que possam realizar suas próprias animações na escola ou em casa.
Todas as metodologias aplicadas nas oficinas são centradas no autodesenvolvimento, instrumentalizando os alunos na aplicação das teorias e técnicas da animação, permitindo com que eles criem se expressem artisticamente por meio de ideias e desejos próprios, mesmo sem saber desenhar ou já ter alguma experiência na área.
O resultado é a melhoria geral dos participantes em relação ao comportamento, rendimento escolar, relacionamento com a família e demais grupos sociais. Esse aprendizado e emoção conferem, ao projeto, um caráter multidisciplinar e que expande sua contribuição para várias áreas da vida dos participantes.
Em 2013 o projeto obteve mais duas grandes conquistas:
A primeira foi o ingresso do projeto na APAE de Matozinhos, auxiliando os alunos excepcionais o desenvolvimento das percepções e sentidos, das formas e cores, das atividades motoras, dos valores e atitudes. A animação ajuda a trabalhar habilidades como criatividade, concentração, organização, raciocínio, socialização e autoestima.
O projeto serve como complemento para o aprendizado dos alunos, criando possibilidades de apresentações de conteúdos e ideias através da expressão artística.
A segunda conquista foi à seleção do curta-metragem “A História de Lucas”, produzido durante a oficina realizada na Escola Municipal Dona Jovi na de Mello Veado no bairro Vista Alegre de Matozinhos, para o Anima Mundo 2013, um festival de animação que ocorre anualmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Iniciado em 1993, é o maior da América Latina e um dos mais importantes do mundo.
Este projeto foi idealizado e concebido pela parceria entre a Associação de Desenvolvimento Artes e Ofícios – ADAO e Ecomuseu do Carste e a Poeira Estúdios. Os últimos projetos foram financiados com Patrocínio da CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais.
Fonte:http://www.mixnoticias.com.br/projeto-apa-completa-tres-anos-em-matozinhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário