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segunda-feira, 21 de maio de 2012
OS SEGREDOS DE QUEM ESTUDA FORA DO BRASIL
OS SEGREDOS DE QUEM ESTUDA FORA DO BRASIL
HARVARD, AÍ VAMOS NÓS
Autor(es): ALINE RIBEIRO E THAIS LAZZERI
Época - 21/05/2012
Cada vez mais jovens brasileiros disputam vagas nas melhores universidades do mundo
Numa sala de aula com alguns jovens imberbes, além de meia dúzia de meninas que parecem compenetradas, a professora pergunta com exagerada naturalidade:
– Alguém aí já ouviu falar da constante de Faraday?
Silêncio.
– E de carga elementar?
Silêncio de novo. Ela insiste:
– Quem nunca escutou levanta a mão.
Os espectadores são alunos com mais ou menos 18 anos de um cursinho particular de São Paulo, o Etapa. Estudam para enfrentar o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do país. A professora Tabata Amaral de Pontes conduz a aula de eletroquímica com postura de doutora. Responde às dúvidas individualmente. Na lousa, escreve fórmulas que, aos desabituados, mais parecem grego ou húngaro. Tabata não tem cabelo de cientista maluco, tampouco a cara do nerd clássico. Com apenas 18 anos, ela usa aparelho nos dentes, tênis All Star, calça jeans detonada e presilha tic tac para não deixar a franja cair em seu rosto de menina. Nem por isso é menos respeitada pelos alunos, que a chamam de professora, inclusive os mais velhos do que ela.
Tabata acaba de ser aceita em seis instituições que fazem parte da lista das 20 melhores universidades do mundo: Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech), Yale, Princeton, Colúmbia, Harvard e Pensilvânia. Enquanto o ano letivo nos Estados Unidos não começa, dividiu-se entre o curso de física na Universidade de São Paulo (ah, sim, ela também passou na USP) e uma maratona de atividades, como dar aulas em cursinho e trabalhar num projeto social. Detalhe importante: ela vem de uma família da Vila Missionária, bairro de classe média baixa na Zona Sul de São Paulo. Estudou em colégio público até o começo da 7ª série. Nos demais anos, ganhou uma bolsa do próprio Etapa, onde hoje ensina alunos que pagam uma mensalidade de R$ 1.500.
Embora seja uma exceção na realidade das escolas públicas, Tabata representa uma nova geração de jovens que já não mais sonham em sentar-se nas carteiras dos melhores centros do Brasil, como a USP ou o ITA. Eles ampliaram seus horizontes estudantis ao descobrir que, sim, a possibilidade de frequentar o ensino superior fora do Brasil é real – e menos inalcançável do que se imaginava no passado. Até para aqueles que, como Tabata, não nasceram em famílias abastadas. Esses alunos querem integrar o seleto grupo de mentes brilhantes da Ivy League, uma lista de oito universidades privadas da Costa Leste dos Estados Unidos, as mais tradicionais do país. Ou dos demais centros americanos, da Europa, do Canadá ou da Austrália, também reconhecidos pela excelência. Faz sentido. No último ranking da revista Times Higher Education (THE), liderado pela americana CalTech, a universidade brasileira mais bem classificada é a USP, que aparece na 178ª posição. Não é um resultado desonroso – trata-se da instituição mais bem colocada da América Latina. Mas a universidade brasileira ainda está longe das melhores do mundo. No ranking, das dez primeiras, sete são americanas e três britânicas. Entre as 20, apenas o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH) não tem como língua materna o inglês.
Além do status de integrar o time das primeiras do mundo, esses estudantes buscam algo que as universidades brasileiras não lhes proporcionam: uma educação mais completa. Na maioria das instituições americanas, o aluno não precisa escolher um curso logo que entra. Tem a oportunidade de assistir a aulas de diferentes áreas, para só depois optar por uma. Nos mesmos quatro anos letivos, é possível obter mais de uma formação. Ele entra em contato também com uma estrutura que premia o mérito de seus alunos e professores, algo que nem sempre acontece nas universidades brasileiras. Por último, existe o bônus da diversidade cultural. As universidades dos EUA recebem alunos de nacionalidades diversas.
O Brasil ainda está bem atrás da China e da Índia, os países que mais enviam alunos para os EUA. No ranking do Instituto Internacional de Educação, nosso país ocupa a 14ª posição. Foram 8.777 alunos entre graduação e pós em 2011, 25% a mais que em 2006. “Este é o momento perfeito para fazer as malas e estudar fora”, afirma Adam Singerman, coordenador do Instituto de Liderança do Rio (ILRio), uma ONG criada para identificar talentos e encaminhá-los aos centros de excelência.
O principal motivo para o bom momento é financeiro. Com o real forte e a economia estável, mais famílias conseguem arcar com os gastos do jovem no exterior. O custo por ano numa universidade mediana nos EUA, somados o curso e a acomodação, gira em torno de R$ 70 mil. Para um estudante do interior morar e fazer uma faculdade privada em São Paulo, as despesas ficam em torno de R$ 40 mil ao ano. Essa diferença foi 15% maior há dez anos. Outro fenômeno explica o desejo de ter um diploma internacional: o brasileiro está viajando mais. Com acesso a outras culturas, os alunos se abrem para a possibilidade de passar um tempo fora. Em 2005, o país enviou 3,4 milhões de turistas em viagens internacionais. Em 2010, foram 5,3 milhões, de acordo com a Organização Mundial de Turismo. Por último, e talvez mais importante, numa economia globalizada, ter experiência internacional faz toda a diferença no mercado de trabalho.
O jovem Marcelo Bonassa ainda brincava de carrinho quando, aos 10 anos, avisou que queria estudar fora. Filho de um engenheiro e de uma enfermeira, Marcelo se preparou exaustivamente para as provas das instituições brasileiras, a pedido dos pais, e das estrangeiras, por vontade própria. Na rotina de colegial, ainda trabalhava como professor voluntário de inglês, fazia artigos científicos e participava de olimpíadas de química. O retorno chegou no começo do ano com uma boa notícia. Uma não, 16. Marcelo foi aceito em 16 universidades – três no Canadá e as demais nos Estados Unidos. Dessas, cinco integram a Ivy League. Optou por Princeton, localizada no Estado americano de Nova Jersey, ao lado de Nova York. “Tenho interesses em áreas distintas”, diz. “Lá posso estudar economia e química em paralelo.” Para atender ao sonho do filho, seus pais desembolsarão R$ 100 mil por ano.
Para quem não tem as condições financeiras de Marcelo, mas, assim como ele, sonha em estudar fora, há alternativas. O governo brasileiro nunca incentivou o ingresso em instituições estrangeiras tanto quanto agora. O programa Ciência sem Fronteiras, lançado no ano passado, tem a meta de, até 2015, enviar 100 mil pesquisadores para o exterior, entre graduação e pós, a maioria para universidades americanas. O compromisso dos estudantes beneficiados é voltar para o Brasil ao final do curso. Em abril, a presidente Dilma Rousseff deu outra boa mostra de suas intenções. Em visita aos EUA, fechou acordos para ampliar o intercâmbio em universidades de ponta, como Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), instituições localizadas nas cercanias de Boston.
Assim como cada vez mais brasileiros procuram o curso internacional, é recíproco o interesse de outras nações pelas melhores mentes daqui. No ano passado, o presidente americano, Barack Obama, promoveu esse intercâmbio de cérebros com o programa “100 Mil Unidos pelas Américas”. O objetivo é fazer parcerias com os países latino-americanos para chegar a 100 mil alunos americanos estudando na América Latina e o mesmo número de alunos latino-americanos nos EUA. As próprias instituições estrangeiras estão de olho no Brasil. A Universidade Colúmbia, sediada em Nova York, abrirá uma filial no Rio de Janeiro. Isso porque a presença de brasileiros lá cresceu nos últimos anos. Em 2007, apenas um aluno brasileiro ingressou na Colúmbia. Neste ano, com o aumento da procura, 15 foram aceitos e há sete na lista de espera.
A despeito das facilidades conquistadas, para ser pinçado por uma das melhores do mundo é preciso reunir um exigente conjunto de predicados. Nos Estados Unidos e na maior parte dos países europeus, não existe vestibular – os bons alunos são escolhidos pelas melhores universidades com base em seu histórico escolar, levando em conta também o sucesso em atividades artísticas, esportivas ou sociais. No caso dos estudantes estrangeiros, eles tentam usar critérios análogos (leia o quadro ao lado). Essas universidades valorizam o estudante com uma formação completa. Querem conhecer a história de cada um no detalhe. “Como sei que o candidato é um dos melhores da sala, na entrevista não pergunto sobre desempenho escolar, mas sim sobre quem ele é, sua garra, caráter e dedicação”, afirma Diana Moreinis Nasser, presidente do Alumni Representative Committee, ligado à Colúmbia e responsável por parte do processo seletivo. “Não basta gostar de futebol. É preciso ter conquistado prêmios. Se toca piano, quero saber se participou de competições na Europa.”
A história pessoal de Tabata reúne todos os passos de uma longa jornada até as melhores instituições. Ela faz parte da primeira geração de sua família a frequentar a faculdade. A mãe, Reni, uma baiana com mais de 20 irmãos, conheceu as letras só aos 12 anos. Terminou o ensino médio com a filha, e por insistência dela, no ano passado. Hoje é dona de casa. O pai, que já morreu, trabalhava como cobrador de ônibus. A mãe e o irmão mais novo, Allan, moram até hoje na Vila Missionária. Numa casa abarrotada de imagens de santos e bibelôs de anjinhos, cercada por plantações de morangos e toda sorte de animais. Ali, cada parede foi erguida pela própria família, num terreno que pertence à prefeitura.
Ao entrar na 5ª série, Tabata descobriu as olimpíadas de matemática – e se encantou pelos números. Com a primeira medalha, veio também uma bolsa para frequentar as aulas de iniciação científica do curso pré-vestibular Etapa, que a preparariam para as competições. Daí para ganhar uma bolsa no ensino fundamental, e mais tarde para o médio, foi um pulo. Nesse tempo, ela nem sequer sabia da possibilidade de ter curso superior. “Ninguém me contou que eu poderia fazer universidade. Meus pais também não fizeram”, diz. “Quando cheguei ao colégio particular, percebi que todas as crianças viviam para passar na USP.” Seu mundinho então se abriu.
Adaptar-se à nova rotina na escola paga custou-lhe um ano de estranhamento. Foi o tempo que levou para conquistar amigos. E para se livrar da vergonha que tinha dos sapatos gastos e fora de moda, os únicos que os pais podiam comprar. À medida que se encaixava nesse outro mundo, sobressaía cada vez mais pelo esforço e pelas ótimas notas. Tirou 9 em sua primeira prova de química, sem nunca ter aprendido o que era elétron na vida (no antigo colégio, só tinha aulas de ciências). Certa vez, ao final do 7º ano, Tabata assistiu a uma palestra de uma professora do MIT. “Pensei: meu Deus, como assim existe esse paraíso na face da Terra?” Seu mundo se abriu ainda mais. E ela decidiu que estudaria fora do Brasil.
É assim, sempre expandindo seus horizontes pelos mundos recém-descobertos, que Tabata escolhe seus próximos objetivos de vida. Aconteceu assim com as olimpíadas estudantis. Participou de competições de matemática, física, astronomia, astrofísica, robótica e linguística. Viajou para Turquia, Polônia e China, com tudo pago, atrás de medalhas para o Brasil. Já ganhou cerca de 40. Numa das provas práticas de astronomia, ficou sob o céu estrelado de uma cidade interiorana chinesa reconhecendo os planetas. Sabia de cor os nomes de 300 estrelas e 88 constelações, em inglês e em latim.
Por mais de uma vez, ela quase desistiu do sonho da universidade americana. A casa da família na Vila Missionária fica longe do Etapa. Chegava a demorar até duas horas e meia para retornar no fim do dia, por causa do trânsito. O dinheiro para o transporte e a alimentação era escasso. Tabata passou um ano trocando as refeições por “pão com alguma coisa” e iogurte com granola. Ganhou uma gastrite. Prestes a desistir, recebeu uma proposta do colégio onde estudava. Morar num hotel próximo da escola, com tudo pago, alimentação inclusive. Há pouco mais de dois anos, Tabata vive num pequeno quarto com banheiro, mesinha para computador, cama de solteiro e TV. Agora come melhor, apesar de a mãe não acreditar. “Como posso ficar tranquila aqui sabendo que ela almoça sorvete todo dia?”, diz Reni.
Como a maior parte dos adolescentes, Tabata é uma contradição ambulante. Ora aparenta ser uma menina frágil e pueril. Ora ganha ares de mulher madura e bem resolvida. A menina Tabata chora à toa e muito, brinca com as duas tartarugas, o papagaio e os cinco cachorros da família, adora sorvete (para desespero de Reni), detesta bebida alcoólica (para felicidade de Reni), tem cor preferida e melhor amiga, coleciona papel de carta e exibe ursos de pelúcia sobre a cama, coberta com lençol de temas infantis. A mulher Tabata viaja sozinha até Buenos Aires para encontrar o namorado argentino, pondera cada situação antes de escolher em qual universidade passará os próximos quatro anos, irrita-se profundamente quando se atrasa para um compromisso.
Não bastasse a inteligência notável – apesar de ela não tê-la medido, por acreditar que testes de Q.I., ao deixar outras habilidades de fora, são injustos –, Tabata tem uma disciplina espartana. Na época do colégio, quando não estava nas aulas preparatórias para olimpíadas ou na turma do ensino médio, agarrava os livros em casa durante quatro horas por dia. “A vaga dela em Harvard estava garantida há muito tempo”, diz Edmilson Motta, coordenador do Etapa.
Enquanto disputava vaga nos EUA, Tabata se esforçava para continuar seu cotidiano normal. Fazia dança e inglês. Na Igreja Católica do bairro onde mora a família, era acólita, uma espécie de coroinha adulta que ajuda o sacerdote durante a liturgia. Ainda encontrava tempo para um projeto social que criou com o amigo Henrique Vaz. No Vontade Olímpica de Aprender (VOA), Tabata dá aula todo domingo pela manhã para estudantes da escola pública. O objetivo é prepará-los para olimpíadas de astronomia, física, química e matemática. Desde 2010, o VOA treinou centenas de alunos e obteve 20 medalhas. “Ela quer devolver à escola pública todas as chances que recebeu”, afirma Soiane Vieira, coordenadora do projeto. Essa veia filantrópica é bem recebida nos Estados Unidos, onde o conceito de giving back – retribuir à sociedade o que se recebeu dela – é um traço cultural. Essa característica também conta pontos na hora de tentar uma vaga numa instituição americana.
A primeira das seis respostas positivas que Tabata recebeu das universidades saiu quando ela dava aula de cursinho em Valinhos. Assim que deixou a sala, viu dezenas de ligações perdidas em seu celular. Um aglomerado de zeros no visor do aparelho mostrava que era uma chamada internacional. Ela não conseguiu ligar de volta porque não tinha créditos suficientes nem para dizer “alô”. Chegou ao hotel onde morava às 8 da noite e tentou todos os contatos possíveis no Brasil para entender o que estava acontecendo. Só às 2 da manhã, pelo Skype, conseguiu conversar com o autor das ligações. Era o diretor de admissões de Harvard. Ao descobrir que passou, Tabata primeiro perguntou se não era trote. Depois chorou por horas. As outras aprovações saíram nas semanas seguintes, mas ela nem comemorou. Acabara de perder o pai. Por alguns dias, desistiu de ir para os EUA. “Não fazia mais sentido”, diz. “Queria ficar aqui com a minha família.”
No mesmo momento em que enfrentava a dor de uma perda tão importante, Tabata virou uma estrela no universo pré-vestibular. Raramente passava despercebida pelos alunos e professores do colégio. Os pedidos de amizade no Facebook, de desconhecidos principalmente, pipocavam a cada semana. Enquanto era disputada por seis das melhores universidades do mundo – ganhou bolsa integral de todas elas –, Tabata recebeu dezenas de e-mails, ligações e até convite para um almoço com um ex-aluno de Harvard, hoje diretor de um banco no Brasil. Todos tentavam convencê-la a dizer sim para suas instituições.
No mês passado, a convite das universidades e incentivada por seus padrinhos, Tabata foi aos EUA. Viajou sozinha. A ideia era despertar novamente na menina a vontade de estudar fora. Durante duas semanas, ela visitou o campus de cada instituição para decidir onde será sua vida a partir de agosto próximo, quando começará o ano letivo americano. No diário de bordo, escreveu suas impressões das faculdades. Quase todas as frases terminam com uma carinha desenhada. Algumas sorridentes. Outras assustadas. Sobre Harvard, anotou: “Dizem que não se preocupam com a graduação e são meio arrogantes. Mas é bem bonita e parece meio mágica”. Tabata escolheu a universidade, mas ainda não decidiu seus rumos. Por ora, quer se formar em física e ciências políticas ou sociais. “Mas quem sabe não descubro que nasci para ser chef de cozinha e faço gastronomia?”, diz. Sua trajetória inspirou colegas. A amiga de quarto de hotel, Giovanna Bolzan, saiu do interior para estudar em São Paulo e tentar as melhores universidades brasileiras. Influenciada por Tabata, pensa agora cursar as americanas. “Ela é um exemplo muito forte para mim”, diz a fã Giovanna.
É verdade que, sem esforço e vontade própria, Tabata nunca teria chegado aos bancos das melhores do planeta. Mas é verdade também que o apoio de instituições que a cercaram foi decisivo para o sucesso. Da EducationUSA, um centro financiado pelo governo americano para promover o ensino superior nos EUA, ela recebeu ajuda financeira para bancar a seleção nas universidades, desde a tradução de documentos até as taxas dos exames. “A Tabata é perfeita. Ela sabe pedir ajuda, não é arrogante, tem foco e uma inteligência incrível”, afirma Thais Burmeister, gerente da EducationUSA. Do ILRio, a ONG que ajuda os jovens a chegar aos melhores centros de fora, ganhou um mentor de Harvard. Contou ainda com uma bolsa da Cel Lep para melhorar o inglês, além do ensino médio, moradia e alimentação financiados pelo Etapa. Cada instituição foi recompensada com a exposição que a menina rendeu na mídia.
A formação internacional transforma jovens como Tabata em profissionais mais capacitados para lidar com os desafios da globalização. Mas até que ponto isso se traduz em benefícios para o país de origem? Quem garante que essas mentes brilhantes voltarão? Até décadas passadas, essa transferência de capital humano das nações pobres ou emergentes para as ricas era uma preocupação dos economistas. O conceito ganhou o nome de brain drain (algo como fuga de cérebros). Aos poucos, esse receio dá lugar ao brain gain (ou ganho de cérebros). “Não existe capital humano perdido”, afirma Nilson Vieira Oliveira, coordenador do Instituto Fernand Braudel de Economia. “Mesmo os que não retornam ajudam indiretamente, porque criam a sensação de que é possível alcançar as melhores universidades internacionais. É uma mudança cultural marcante.” Esse movimento se reflete ainda nas instituições brasileiras, que se sentem obrigadas a elevar o padrão do ensino superior.
Com só 22 anos, a jovem Lilian Alves já percorreu o caminho de volta – e começa a dar sua contribuição ao país. Formada em relações institucionais, fez dois anos do curso na Universidade do Estado do Amazonas e o restante na Mount Holyoke College, em Massachusetts, uma das faculdades de excelência dos EUA. Conseguiu 90% de bolsa. “A cada semestre, tinha mais noção da magnitude daquela mudança para minha vida”, afirma. Lilian é do interior do Amazonas. Nasceu na cidade de Tefé, a mais de 500 quilômetros da capital Manaus. De volta ao Brasil, trabalha hoje em São Paulo, como analista de pesquisa da agência de informações financeiras Bloomberg. Dos cinco colegas diretos de trabalho, três estudaram no exterior.
O jovem Marcelo, o garoto que recebeu 16 boas notícias neste ano, ainda não sabe se seguirá os mesmos passos de volta de Lilian, mas certamente já inspirou muitos alunos brasileiros. Tabata, se não se descobrir uma grande chef no futuro, deseja abrir um enorme centro no Brasil com pesquisadores do mundo todo para melhorar a educação pública do país – e retribuir as chances que lhe deram ao longo de sua curta e impressionante trajetória. “Quero chamar gente da China, da Índia, da Argentina, dos EUA, do Sudão”, diz ela, mais acelerada que de costume. Enquanto não se forma e vira uma cientista, planeja aproveitar ao máximo tudo o que Harvard pode lhe oferecer fora da vida acadêmica. É nessas horas que a Tabata menina reaparece. “A primeira coisa que vou fazer quando chegar lá é me matricular num curso de dança indiana.”
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MOTOCICLISTA MORRE EM BATIDA NA ESTRADA DA FACULDADE DE PEDRO LEOPOLDO
MOTOCICLISTA MORRE EM BATIDA NA ESTRADA DA FACULDADE DE PEDRO LEOPOLDO
NOTÍCIAS - ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Escrito por Adriano Marques
Sáb, 19 de Maio de 2012 14:53
Jucimar pilotava a moto que colidiu com o veículo, a motociclista não resistiu aos ferimentos e faleceu minutos depois da colisão. Foto: Adriano Marques
O Palio ficou muito danificado na sua lateral. Foto: Adriano MarquesAconteceu por volta das 8 horas um grave acidente na LMG 800 em frente à entrada da Faculdade de Pedro Leopoldo, uma moto Yamaha Fazer YS250 placa HFZ1202 colidiu em um Palio Weekend placa GWA3551, a motociclista Jucimar Aparecida de Souza (26), moradora de Confins, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local antes do resgate chegar. Jucimar se dirigia a Pedro Leopoldo para fazer exames de direção, pois já possui carteira para moto e pretendia tirar a carteira de automóvel.
Relatos divergentes. O condutor do veículo, Luiz Fernando, relatou que estava levando o irmão para a faculdade e reduziu na descida para convergir à esquerda e entrar na Faculdade, havia um caminhão atrás dele que também reduziu, a moto veio ultrapassando e colidiu na lateral do veículo. Já Herli José, primo da vítima, trabalha próximo ao local do acidente e chegou minutos depois no local, disse que o motorista do Palio atravessou em velocidade sem perceber a moto e arrastou a mesma até o canteiro central da entrada da Faculdade. O cabo Fábio e o soldado Leandro registraram o Boletim de Ocorrência que foi encaminhado à delegacia de Pedro Leopoldo para investigação.
Local perigoso. O local é uma descida forte e apesar de ser uma reta não possui acostamento; há um grande fluxo de veículos pesados por ser uma região de indústrias, o trânsito fica mais intenso nos horários de entrada e saída da Faculdade; no local do acidente a faixa é continua. Conforme relatado pelo Sr. José Márcio, um dos diretores da Faculdade, o Departamento de Estadas de Rodagem (DRE) irá fazer a duplicação da via, mas não há um prazo determinado. Não há informação de existe alguma solicitação junto ao DRE pela Faculdade ou algum órgão público para a criação de pelo menos um acostamento para reduzir o risco de acidentes no local.
FOnte:portal de Confins.
Programação completa Pedro Leopoldo Rodeio Show 2012 Entre no Blog deixe uma mensagens dizendo oque você mais gosta no rodeio e concorra a ingressos
Programação completa para 2012
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Quarta-feira - dia 06/06: (véspera do feriado)
20:00 – Abertura do Parque de exposições;
21:00 – Show com POR DO SOL – Palco “Talentos da Terra”
21:45 – Show com FRED E GERALDINHO – Palco 2;
23:00 – Animação com os DJs FATDUO – Arena;
23:30 – Show com JORGE E MATEUS;
02:00 – Show com JAMMIL - Exclusivo para os Camarotes;
02:00 – Balada com DJ Residente – Exclusivo para Camarote Vip Fusion.
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Quinta-feira - dia 07/06:
19:30 – Abertura do Parque de exposições;
20:30 – Show com 1 DOS 3 – Palco “Talentos da Terra”
20:30 – Abertura do Rodeio e show pirotécnico;
21:15 – Provas Cronometradas de Três Tambores e Rodeio em Touros PBR;
21:30 – Show com JOTA LENNON – Palco 2 (paralelo ao rodeio);
23:00 – Animação com os DJs FATDUO – Arena;
23:30 – Show com PAULA FERNANDES e THIAGUINHO – Arena ;
01:30 – Show com SUNGA DE PANO - Exclusivo para os Camarotes;
01:30 – Balada com DJ BIBBA PACHECO – Exclusivo para Camarote Vip Fusion.
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Sexta-feira - dia 08/06:
20:00 – Abertura do Parque de exposições;
20:30 – Show com OUTUBRO VERMELHO – Palco “Talentos da Terra”
20:30 – Abertura do Rodeio e show pirotécnico;
21:15 – Provas Cronometradas e Rodeio em Touros PBR;
21:30 – Show com BRUNA E KEYLA– Palco 2 (paralelo ao rodeio);
23:00 – Animação com os DJs FATDUO – Arena;
23:30 – Show com FRED & GUSTAVO e FERNANDO & SOROCABA – Arena ;
01:30 – Show com SAMBO - Exclusivo para os Camarotes;
01:30 – Balada com DJ SOUTHMEN – Exclusivo para Camarote Vip Fusion.
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Sábado - dia 09/06:
20:00 – Abertura do Parque de exposições;
21:00 – Show com ALTASTRAL – Palco “Talentos da Terra”
20:30 – Abertura do Rodeio e show pirotécnico;
21:15 – Provas Cronometradas e Rodeio em Touros PBR;
21:30 – Show com ORQUESTRA DE VIOLEIROS – Palco 2 (paralelo ao rodeio);
23:30 – Animação com os DJs FATDUO – Arena;
00:15 – Show com THAEME & THIAGO e GUSTTAVO LIMA – Arena ;
01:30 – Show com TERRA SAMBA - Exclusivo para os Camarotes PLRS e Ala Vip;
01:30 – Balada com DJ RICO MANSUR – Exclusivo para Camarote Vip Fusion.
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Domingo - dia 10/06:
15:00 – Abertura do Parque de exposições;
16:30 – Show com ACONCHEGO – Palco “Talentos da Terra”
17:00 – FESTIVAL DE VIOLEIROS – Palco 2;
19:00 – Abertura do Rodeio;
19:30 – Final Rodeio em Touros PBR;
21:00 – Show pirotécnico;
21:45 – Show com LUAN SANTANA – Arena;
....
Mais informações: Fone: (31) 3665-5050
Copyright © 2012 Pedro Leopoldo Rodeio Show | Desenvolvido por: Visualize Comunicação
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sábado, 19 de maio de 2012
Caminhão carregado de terra tombou sobre os operários que ficaram soterrados em Tavares.
Caminhão carregado de terra tombou sobre os operários que ficaram soterrados por mais de 5 horas até serem resgatados sem vida.
O motorista Sílvio José dos Santos, o Silvinho que conduzia o caminhão saiu no momento que percebeu o caminhão tombando e teve apenas escoriações e um corte. Foto: Adriano Marques
Os operários Welinton Rodrigues, o Bereco (39) e Nivaldo do Porto, o Peladeira (34) foram soterrados por 12 toneladas de terra em uma obra da rede pluvial na Rua Olegário Lucas Evangelista no bairro Tavares, próximo à portaria do Condomínio "Clube do Cinquenta". Também se envolveu no acidente o motorista Sílvio José dos Santos, o Silvinho que conduzia o caminhão saiu no momento que percebeu o caminhão tombando e teve apenas escoriações e um corte; o motorista foi conduzido para a policlínica de Confins.
O acidente. O caminhão basculante placa GVP 3212 estava carregado com terra da obra e passava próximo à vala onde os dois operários estavam esperando a descida de tubulões para a montagem da rede. Como a terra estava muito úmida devido às últimas chuvas e com o peso do caminhão carregado, a terra cedeu engolindo o caminhão e soterrando os operários com 12 toneladas de terra numa vala de aproximadamente 5 metros de profundidade. Não havia sinalização de segurança no local e nenhum tipo de escoramento na vala, os operários também não tinha nenhum tipo de equipamento de segurança conforme relatado por outros operários que estava no local. "A obra estava sendo feita sem escoramento." – disse Edson Rodrigues irmão de uma das vítimas.
O resgate. O acidente aconteceu entre 9 horas e 9h30, o corpo de bombeiros, chefiado pelo Tenente Falcão, chegou ao local do acidente por volta das 10 horas e executou o procedimento de resgate com ajuda de duas retroescavadeiras e um caminhão-guincho, os corpos foram resgatados próximos um do outro sem sinais vitais, juntamente com suas ferramentas, por volta das 15 horas; o procedimento foi moroso devido ao grande volume de terra que precisou ser removido com cuidado para que não acontecessem novos desmoronamentos.
http://youtu.be/PUDSOD8NdaU
quarta-feira, 16 de maio de 2012
18 de maio Uma data para não ser esquecida
18 de maio
Uma data para não ser esquecida
Em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças.
Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Os acusados, Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.
A capital do estado era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos.
Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta. O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
De autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.
Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil
Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
terça-feira, 15 de maio de 2012
Criança cidadã
Quem Somos
A CGU (Controladoria-Geral da União) é o órgão do Governo Federal responsável por controlar o uso do dinheiro que o governo arrecada de impostos. Esse dinheiro pertence ao povo e deve se transformar em benefício para a população. Por isso se fala que esse dinheiro é publico e deve ser gasto de forma correta pelos administradores do governo.
O dinheiro público deve ser utilizado por esses administradores para beneficiar a sociedade e melhorar a qualidade de vida da população. O dinheiro deve ser investido na construção de hospitais, escolas, estradas e outras ações que tragam melhorias para todos.
O trabalho da CGU é saber se estão usando bem o dinheiro público para que não haja corrupção. Por isso, ela controla o que é gasto e ensina os administradores como esse dinehiro deve ser utilizado.
A CGU também informa a população sobre como estão sendo gastos os recursos públicos. Isso é o que se chama transparência na administração pública. Dessa forma, ela incentiva as pessoas a também exercerem o controle daqueles gastos, apura reclamações e recebe sugestões sobre as ações do governo.
Programa Olho Vivo no Dinheiro Público
Para que as pessoas saibam como podem fiscalizar o dinheiro que é gasto pelo governo, a CGU criou o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público.
O programa visita municípios para orientar a população, distribui cartilhas, oferece cursos pela internet e ensina aos cidadãos como fazer essa fiscalização e saber se o dinheiro é gasto de forma correta.
Outra atividade do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público são os concursos culturais e de desenho e redação, dos quais as crianças e adolescentes podem participar.
Parceria com o UNODC
A CGU atua em parceria com o UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), agência da ONU que tem representações em vários países e trabalha para prevenir o uso de drogas e enfrentar o crime organizado, a corrupção, promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos. O UNODC é guardião da Convenção da ONU contra a Corrupção, em vigor desde 2005, da qual fazem parte 141 países, entre eles o Brasil, que vem aprimorando as leis nacionais e desenvolvendo ações contra a corrupção. Por meio dessa parceria foi criado o sítio Criança Cidadã.
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Fonte:http://www.portalzinho.cgu.gov.br/001/o-que-somos
segunda-feira, 14 de maio de 2012
POLÍCIA EM AÇÃO: OPERAÇÃO POLICIAL PRENDE SUSPEITO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES EM TAVARES
Micão aliciava menores com o pretexto de ser dono de um time de futebol em Belo Horizonte
Operação policial contou com apoio de 10 policiais e conselheras tutelares. Foto: Ilustrativa - Google Street View
Na madrugada do dia 12 de maio foi preso Miguel Precioso, também conhecido por Micão, 59 anos em um sítio no bairro Tavares. De acordo com o Tenente Noel Rosa que comandou a operação policial Miguel estava se envolvendo sexualmente com menores daquela comunidade; o pretexto para o crime era que os menores seriam transformados em jogadores de futebol, pois o suspeito se passada por técnico e dono de um time de futebol em Belo Horizonte. .“Uma senhora, moradora de Tavares nos deu motivos de sobra para que pudéssemos localizar Miguel e prendê-lo” – disse o Tenente, a informação passada dizia que haveria uma “festa regada a bebida e encontros sexuais” – continuo o Tenente, a polícia acionou o Conselho Tutelar e deslocou ao local para prender o acusado no sítio em que ocorria a festa. A operação contou com várias viaturas e 10 policiais militares, além das conselheiras tutelares.
Micão negou as acusações, dizendo que apenas comemorava o aniversário de um dos menores, entretanto o “jovem aniversariante” confirmou para a polícia já ter se envolvido sexualmente com o acusado, inclusive quando menor de idade já que completou 18 anos no dia 10 de maio passado.
O acusado foi preso em flagrante por exploração sexual e permissão do consumo de substâncias alcoólicas; uma adolescente foi flagrada bebendo cerveja durante a festa, o que contraria o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Micão foi conduzido com vários jovens à delegacia de plantão de Vespasiano.
sexta-feira, 4 de maio de 2012
quinta-feira, 3 de maio de 2012
■Saiba as últimas notícias sobre ProUni
ProUni
■Saiba as últimas notícias sobre ProUni
■Veja o cronograma do Prouni 2012
1. O que é o Prouni?
Um programa do Ministério da Educação (MEC), criado pelo governo federal em 2004, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos a alunos sem diploma de nível superior, em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica.
2. Quais os tipos bolsa oferecidos pelo programa?
O Prouni oferece dois tipos de bolsas aos seus participantes, integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral se restringe aos estudantes que comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já na bolsa parcial, o limite de renda familiar aceito pelo programa é de três salários mínimos por pessoa.
O participante que for contemplado com a bolsa parcial ainda tem a possibilidade de se cadastrar no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), para financiar a outra metade da mensalidade do curso.
3. O Prouni reserva cotas para afrodescendentes, indígenas e pessoas com deficiência?
Sim. o Prouni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.
4. Quais são os pré-requisitos para poder participar do programa?
Para poder participar do Prouni, o estudante deve atender a alguns pré-requisitos básicos, tanto de natureza escolar quanto socioeconômica. São eles:
■ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
■obter nota maior que zero na redação;
■atingir média mínima de 400 pontos nas cinco áreas do conhecimento avaliadas pelo exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação);
■ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
■ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou
■ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
■ser pessoa com deficiência, ou
■ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
5. Quando estarão abertas as inscrições para o Prouni? Quais as instituições participantes?
O Prouni ocorre em duas edições por ano, normalmente nos meses de janeiro, contemplando bolsistas ingressantes no primeiro semestre, e em junho, para os que ingressarem no segundo semestre. O Sisprouni disponibilizará, no momento da inscrição, quais as instituições de ensino participam do programa.
6. Posso me inscrever no Prouni e também no Sisu?
Sim. Entretanto, não é permitido ao estudante matriculado em instituição pública de educação superior ser bolsista do Prouni. Assim, se for selecionado pelos dois sistemas, o estudante deverá optar por cursar a instituição pública ou a instituição privada na condição de bolsista do programa.
7. Como faço para me inscrever no Prouni?
A inscrição no programa deverá ser feita exclusivamente pela internet. O candidato deve acessar o sistema informatizado do programa (Sisprouni), que estará disponível no site oficial do Prouni no período de inscrições. Depois disso, será requisitado o CPF, o número da inscrição do Enem e a respectiva senha. Caso também tenha se cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), você deverá usar a mesma senha.
Completado o cadastro no programa, o passo seguinte é escolher, por ordem de prioridade, até três cursos do seu interesse em uma ou mais instituições participantes, além de discriminar o tipo de bolsa que vai concorrer (integral ou parcial).
8. Depois de me inscrever, posso mudar de opção?
Sim. Durante o período de inscrição, que é de cinco dias, você poderá acessar o Sisprouni e alterar suas opções de curso quantas vezes julgar necessário. Será considerada válida somente a última opção selecionada.
9. O programa disponibiliza notas de corte durante o período de inscrição?
Sim. Uma vez por dia o Sisprouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Dessa forma, o estudante sabe se a sua nota lhe permite obter a bolsa na faculdade que deseja, e caso ocorra o contrário, poderá alterar suas opções.
10. Depois que termina o período de inscrição, o que eu faço?
Ao final de cada período de inscrição é realizada a pré-seleção de aprovados, a partir da nota do Enem. Os candidatos são selecionados em sua opção de maior prioridade. Porém, caso o curso de sua primeira opção não esteja mais disponível, você poderá ser selecionado para a segunda opção, e assim por diante. A relação com os estudantes pré-selecionados será divulgada pelo Ministério da Educação, em data que será antecipada em nosso site.
11. Se não for selecionado, já estou fora do programa?
Não. Cada processo de seleção do Prouni ocorre em duas etapas inteiramente independentes, sendo que em cada etapa serão realizadas duas chamadas. Se não for pré-selecionado na primeira etapa você terá uma nova oportunidade de se inscrever para a segunda. Obviamente o resultado com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada será divulgado antes do início da segunda etapa de inscrições. Atenção com as datas, pois a segunda etapa ocorre poucos dias após a primeira.
12. Se eu for selecionado, já garanti minha bolsa?
Depende da instituição. É facultativo a cada uma delas submeter seus candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa. Entretanto, esta informação estará disponível no momento da inscrição.
13. Depois de pré-selecionado, o que devo fazer?
Após ser pré-selecionado, você deve comparecer à secretaria da instituição de ensino superior que foi aprovado, portando a documentação exigida para comprovar as informações mencionadas na sua ficha de inscrição. Após todas as informações serem checadas, é só assinar o Termo de Concessão que você está inserido no programa.
14. Ufa! Agora acabou?
Não. A bolsa Prouni vale para toda a duração do curso, mas para garantir a manutenção do bernefício você deve ter aprovação, de no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.
■Saiba as últimas notícias sobre ProUni
■Veja o cronograma do Prouni 2012
Fonte:http://www.infoenem.com.br/prouni/
Os 10 melhores sites e blogs de Gramática do Brasil
Os 10 melhores sites e blogs de Gramática do Brasil
16/03/2012 Por InfoEnem
O novo modelo do Enem, assumido desde 2009, tem como um de seus fortes argumentos o rompimento da quantidade de conteúdo exigido nos vestibulares tradicionais, valorizando a capacidade de interpretação e a interdisciplinaridade dos estudantes.
Entretanto, observamos que os estudantes melhores classificados no exame ainda são aqueles que acumularam, ao longo do ensino médio, uma enorme carga de informação.
Ou seja, a receita para o sucesso no Enem, por mais que este venha revolucionando a forma de acesso às universidades, continua a mesma: muito estudo e leitura.
Pensando nisso, e de olho nos conteúdos que o MEC ressalta que são cobrados no Enem, o InfoEnem iniciou no mês de fevereiro uma série de publicações semanais que destaca os 10 melhores sites e os 10 melhores blogs de cada disciplina. Assim separamos devido as diferentes propostas. Os sites trazem os conteúdos mais fixos. Já os blogs, atualizações e boas matérias.
Vale ressaltar que todos os sites e blogs recomendados em nossa série, de uma maneira ou de outra, podem ajudar nos estudos dos vestibulandos.
Evidentemente, devido a grande quantidade de informação que a internet trás, alguns sites e/ou blogs podem injustamente ficar de fora. Deixe seu comentário sugerindo outros espaços e/ou criticando nossas escolhas. Concordando ou discordando de nossa lista e notas, sua opinião é muito importante.
Hoje é o dia da Gramática.
Os 10 melhores sites de Gramática do Brasil:
Para os sites, nosso critério de escolha leva em consideração 5 tópicos que julgamos serem imprescindíveis e que atribuímos uma nota de zero a dez. Após a tabela, segue a descrição do que foi avaliado em cada tópico.
Para o InfoEnem, esses são os 10 melhores sites de Gramática.
Site
Conteúdo
Navegação
Aparência
Interatividade
Atualização
www.gramaticaonline.com.br
10
10
9
9
9
www.portugues.com.br
10
10
8
9
8
www.brazilianportugues.com
10
9
9
8
8
www.soportugues.com.br/secoes/gramatica
10
9
9
9
8
www.brasilescola.com/gramatica
9
8
8
8
7
www.colegioweb.com.br/portugues
8
8
8
7
8
marcosbagno.com.br
9
8
9
7
7
www.paulohernandes.pro.br/glossario
9
8
7
7
7
www.radames.manosso.nom.br/gramatica
10
8
8
7
7
www.portuguesfacil.net
8
8
8
7
6
■Conteúdo: diz respeito a quantidade e qualidade de todo o material oferecido pelo site, como listas de exercícios, dicas, curiosidades etc.
■Navegação: tem relação com a divisão e disposição do conteúdo no site, além da velocidade com que as páginas abrem. Quanto mais fácil e rapidamente você encontrar o que procura em um site/blog, melhor sua navegação.
■Aparência: consiste na organização da página, como cores utilizadas, quantidade de anúncios de publicidade, logotipo (se houver), disposição do cabeçalho, corpo e rodapé.
■Interatividade: envolve a parte do conteúdo que promova maior entretenimento, como jogos, vídeo aulas, apresentações com animações etc.
■Atualizações: neste tópico consideramos a frequência com que os sites publicam notícias e artigos, assim como atualizam dados de suas páginas.
Os 10 melhores blogs de Gramática do Brasil:
Lembramos nossos leitores que, diferentemente dos sites, os blogs tem como principal característica trazer bons artigos relacionados às disciplinas. De uma forma geral, esses espaços não oferecem grande quantidade de conteúdos, entretanto compensam com a qualidade, trazendo leituras complementares e mais específicas.
Assim, utilizaremos os seguintes tópicos: Atualização, conteúdo e aparência. Segue abaixo os 10 melhores blogs de Gramática do Brasil:
Blog
Conteúdo
Aparência
Atualização
www.professorjuscelino.com.br
10
9
9
dilsoncatarino.blogspot.com
9
8
9
blogdogramaticando.blogspot.com
10
10
8
aescritanasentrelinhas.d3estudio.com.br
9
9
7
wp.clicrbs.com.br/sualingua
10
9
9
g1.globo.com/platb/portugues
10
9
10
conversadeportugues.com.br
8
8
10
www.odiario.com/blogs/blogdalingua
8
8
5
gramaticaelinguagem.dihitt.com.br
8
7
7
showdegramatica.blogspot.com
8
9
5
Veja também:
■Os 10 melhores do Brasil – Justiça seja feita
■Os 10 melhores sites e blogs de Redação do Brasil
■Os 10 melhores sites e blogs de Matemática do Brasil
■Os 10 melhores sites e blogs de Literatura do Brasil
■Os 10 melhores sites e blogs de Geografia do Brasil
■Os 10 melhores sites e blogs de Química do Brasil
■Os 10 melhores sites e blogs de História do Brasil
■Os 10 melhores sites e blogs de Física do Brasil
■Os 10 melhores sites e blogs de Biologia do Brasil
Fonte:http://www.infoenem.com.br/os-10-melhores-sites-e-blogs-de-gramatica-do-brasil/
A nova ortografia da língua portuguesa causou uma verdadeira confusão quanto ao uso do hífen;
Bem-vindo? Bem vindo? Benvindo? E agora?
A nova ortografia da língua portuguesa causou uma verdadeira confusão quanto ao uso do hífen; essa deve ser a explicação para muita gente ainda se equivocar ao escrever certas palavras. Ontem, eu vi a seguinte frase em uma placa: “Seja benvindo!”.
Eu já escrevi sobre o assunto no Conversa e a professora Maria Lúcia também escreveu em seu blog, mas não custa repetir:
Bem-vindo pode ser usado como um adjetivo composto ou uma interjeição:
Seja bem-vindo a este blog.
Meu amigo, que bom vê-lo em minha casa. Bem-vindo!
Vejamos o que nos diz o dicionário, sempre bem-vindo quando não sabemos a grafia de algo:
bem-vindo [pl. bem-vindos]. 1. adj. recebido ou aceito com gosto. 2. interj. exclamação de alegria à chegada de alguém.
Benvindo ou Bemvindo é nome próprio.
Benvindo é o pai daquelas crianças.
Bemvindo Siqueira é autor e diretor de teatro.
Fonte:http://conversadeportugues.com.br/2010/11/bem-vindo-bem-vindo-benvindo-e-agora/
Carreira: 8 passos para garantir seu espaço no mercado
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, durante um Congresso Socialista em Paris, para representar a greve geral que ocorreu em 1º de maio de 1886, em Chicago.
No Brasil, as comemorações do 1º de maio continuam relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho, cuja primeira celebração ocorreu em Santos, em 1895. Foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925 e instituído o 1º de maio como feriado nacional.
Conforme informações do IBGE, o movimento grevista contou com milhares de trabalhadores que foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos, exigindo a redução da jornada de trabalho e movimentando a cidade com manifestações, passeatas, piquetes e discursos. Houve dura repressão ao movimento, com prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Ainda hoje a luta reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano. E como obter felicidade num mercado cada vez mais competitivo e exigente? O que se sabe é que não basta a formação técnica, mas sim reunir competências comportamentais que facilitem o relacionamento entre as pessoas e propicie uma comunicação objetiva e transparente. Estudos recentes demonstram que posições executivas são ocupadas por pessoas que transitam com maior naturalidade nestas competências e facilitem a convivência que funcionará como mola propulsora da busca de resultados.
Para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, algumas ações podem ser fundamentais para o sucesso: antes, durante e depois do ingresso na tão sonhada carreira profissional, entre elas:
1- Prepare sua auto-apresentação: em situações de entrevista ou em outros momentos de interação profissional, existirão situações em que você deverá responder as clássicas perguntas "fale-me a seu respeito", "conte-me sobre você", "fale da sua vida" ou "diga quem é você". Saber fazê-lo de maneira concisa e representativa requer reflexão, escolha e ensaio. Suas competências, seu modo de ser, suas experiências e suas aspirações, tudo deve ser passado de forma clara e articulada e, sobretudo, convincente, onde o importante é dar uma visão geral de sua experiência e expectativas de evolução profissional.
2- Desperte interesse no entrevistador: fazer a diferença e causar uma ótima impressão pode valorizar seu "passe", visto que além de apresentar um currículo, os candidatos devem também fazer a diferença na sua apresentação na forma como destacam as áreas de interesse.
3- Cuide de sua imagem: ao se apresentar numa entrevista pessoal, você deve cuidar de sua imagem, incluindo cabelo, unhas, maquiagem, uma vestimenta formal e cores neutras. Lembre-se: uma imagem descuidada pode causar uma impressão negativa.
4- Conheça a empresa: você deve se informar antecipadamente sobre a empresa, visitando o site e buscando informações em revistas de negócios e até especializadas no seu segmento, demonstrando interesse e algum conhecimento no momento da entrevista.
5- Procure empresas que apostem na formação: pesquise e procure confirmar se a organização investe no desenvolvimento de seus profissionais, atuando no fortalecimento das competências pessoais e profissionais. Demonstre que você valoriza esta iniciativa durante a entrevista.
6- Complemente sua formação acadêmica: as empresas valorizam os candidatos que apresentam experiências sociais ou profissionais complementares à formação acadêmica. Os trabalhos de voluntariado e estágios são exemplos de experiências bem valorizadas, pois demonstram o interesse e o desenvolvimento de competências importantes no futuro profissional.
7- Diversifique a procura de trabalho: o mercado de trabalho é cada vez mais global e os jovens devem estar atentos ao conjunto de oportunidades que surjam em nível nacional e internacional.
8- Procure identificação pessoal com os valores das empresas: as pessoas e as empresas são diferentes. Os candidatos devem procurar as empresas com que se aproximem ao seu perfil e valores.
E depois de se atentar às dicas acima, aqui vai a mais importante e crucial delas: seja você mesmo, sempre! Use e abuse de suas competências técnicas e comportamentais, agindo como facilitador e peça fundamental na solução de problemas. Assim, seu caminho para o sucesso estará sendo trilhado. Sucesso a todos!
Elaine Lombardi é psicóloga e consultora da M&S, consultoria especializada em desenvolvimento humano.
Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/carreira-8-passos-para-garantir-seu-espaco-no-mercado/54749/
No Brasil, as comemorações do 1º de maio continuam relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho, cuja primeira celebração ocorreu em Santos, em 1895. Foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925 e instituído o 1º de maio como feriado nacional.
Conforme informações do IBGE, o movimento grevista contou com milhares de trabalhadores que foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos, exigindo a redução da jornada de trabalho e movimentando a cidade com manifestações, passeatas, piquetes e discursos. Houve dura repressão ao movimento, com prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Ainda hoje a luta reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano. E como obter felicidade num mercado cada vez mais competitivo e exigente? O que se sabe é que não basta a formação técnica, mas sim reunir competências comportamentais que facilitem o relacionamento entre as pessoas e propicie uma comunicação objetiva e transparente. Estudos recentes demonstram que posições executivas são ocupadas por pessoas que transitam com maior naturalidade nestas competências e facilitem a convivência que funcionará como mola propulsora da busca de resultados.
Para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, algumas ações podem ser fundamentais para o sucesso: antes, durante e depois do ingresso na tão sonhada carreira profissional, entre elas:
1- Prepare sua auto-apresentação: em situações de entrevista ou em outros momentos de interação profissional, existirão situações em que você deverá responder as clássicas perguntas "fale-me a seu respeito", "conte-me sobre você", "fale da sua vida" ou "diga quem é você". Saber fazê-lo de maneira concisa e representativa requer reflexão, escolha e ensaio. Suas competências, seu modo de ser, suas experiências e suas aspirações, tudo deve ser passado de forma clara e articulada e, sobretudo, convincente, onde o importante é dar uma visão geral de sua experiência e expectativas de evolução profissional.
2- Desperte interesse no entrevistador: fazer a diferença e causar uma ótima impressão pode valorizar seu "passe", visto que além de apresentar um currículo, os candidatos devem também fazer a diferença na sua apresentação na forma como destacam as áreas de interesse.
3- Cuide de sua imagem: ao se apresentar numa entrevista pessoal, você deve cuidar de sua imagem, incluindo cabelo, unhas, maquiagem, uma vestimenta formal e cores neutras. Lembre-se: uma imagem descuidada pode causar uma impressão negativa.
4- Conheça a empresa: você deve se informar antecipadamente sobre a empresa, visitando o site e buscando informações em revistas de negócios e até especializadas no seu segmento, demonstrando interesse e algum conhecimento no momento da entrevista.
5- Procure empresas que apostem na formação: pesquise e procure confirmar se a organização investe no desenvolvimento de seus profissionais, atuando no fortalecimento das competências pessoais e profissionais. Demonstre que você valoriza esta iniciativa durante a entrevista.
6- Complemente sua formação acadêmica: as empresas valorizam os candidatos que apresentam experiências sociais ou profissionais complementares à formação acadêmica. Os trabalhos de voluntariado e estágios são exemplos de experiências bem valorizadas, pois demonstram o interesse e o desenvolvimento de competências importantes no futuro profissional.
7- Diversifique a procura de trabalho: o mercado de trabalho é cada vez mais global e os jovens devem estar atentos ao conjunto de oportunidades que surjam em nível nacional e internacional.
8- Procure identificação pessoal com os valores das empresas: as pessoas e as empresas são diferentes. Os candidatos devem procurar as empresas com que se aproximem ao seu perfil e valores.
E depois de se atentar às dicas acima, aqui vai a mais importante e crucial delas: seja você mesmo, sempre! Use e abuse de suas competências técnicas e comportamentais, agindo como facilitador e peça fundamental na solução de problemas. Assim, seu caminho para o sucesso estará sendo trilhado. Sucesso a todos!
Elaine Lombardi é psicóloga e consultora da M&S, consultoria especializada em desenvolvimento humano.
Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/carreira-8-passos-para-garantir-seu-espaco-no-mercado/54749/
quarta-feira, 2 de maio de 2012
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