sexta-feira, 27 de abril de 2012


As flores e sua história




As flores sempre desempenharam um papel importante na celebração do amor. Na Idade Média, as flores eram escolhidas para cumprir uma função puramente simbólica, um significado que se transformou ao longo do século XX. Com o desenvolvimento das artes e da estética, as flores passaram a integrar diversos aspectos da vida, tomando um novo rumo estético e decorativo – sem perder, é claro, o sentido simbólico, revelando a mudança do novo conjunto de valores das sociedades modernas.

Na Idade Média, pouco antes do casamento, era muito comum levar um ramo de uma erva fresca para a noiva, e um ramo menor da mesma erva para o noivo, como símbolo da fidelidade e fecundidade. Diversas ervas aromáticas, como o alecrim, não podiam faltar nos arranjos florais. Para espantar o mau olhado no casamento, usava-se alho era espantar os maus espíritos, invejosos da felicidade dos noivos.

Posteriormente, a flor de laranjeira veio a se tornar muito popular em diversos países. Seu uso era quase obrigatório como símbolo de pureza e fertilidade, e quando não era época da colheita, a flor de laranjeira era fabricada em diferentes materiais e costurada aos trajes dos noivos. A laranjeira é uma das poucas árvores da natureza que produz flores e frutos ao mesmo tempo.

Conselhos úteis:

·         Algumas flores possuem um simbolismo negativo em algumas culturas: rosas e flores, geralmente amarelas, são ligadas ao desprezo na Colômbia e no Chile; na Guatemala, flores brancas são utilizadas apenas em funerais; no México, as flores violeta são ligadas ao Dia dos Mortos; em algumas culturas, as flores vermelhas atraem feitiços; na Espanha, o crisântemo e a dália são associadas à morte.

·         Se você está pensando em enfeitar a cerimônia com rosas, elas continuam sendo as flores favoritas nos casamentos. Mas isso significa que você não possa escapar da tradição e criar uma cerimônia belíssima com as flores de sua preferência.

·         Se estiver tentando se manter dentro do orçamento e economizar na compra das flores, escolha sempre as espécies da estação na data em que for se casar.

·         Se morar em outro país e quiser criar um clima semelhante ao de sua terra natal, ou se seu futuro marido é de nacionalidade e cultura diferentes, incorpore as flores típicas de ambos os países.

·         Se quiser jogar o tradicional buquê para as esperançosas solteiras, mas também depositar um ramo aos pés da Virgem (como é costume em algumas culturas católicas latinas), peça ao florista um segundo buquê, menos suntuoso.

·         Se o casamento for próximo do Dia das Mães ou dos Namorados, lembre-se de que as flores podem escassear ou subir de preço.

·         Se o casamento for ao ar livre e você conta com a natureza como cenário perfeito para seu casamento, considere que o uso de flores em um ambiente já verde e florido pode ser um gasto desnecessário.

·         Se decidir entregar uma flor à sua mãe, seja para levar na mão ou prender ao vestido, entregue uma também à mãe do noivo. O mesmo se aplica à flor de laranjeira de seu pai e do pai do noivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário